Petrobras. Canal Fornecedor
  • Português
  • English
  • O funcionamento
    de um contrato

    Pessoa assinando documentos.

    Conheça os principais aspectos da gestão de um contrato.

    Pessoa assinando documentos.

    Qualidade de bens

    Avaliamos os sistemas da qualidade de nossos fornecedores visando garantir o suprimento de bens para a Petrobras, em conformidade com os requisitos técnicos contratuais.

    Realizamos auditorias da qualidade nas instalações do fornecedor e dos seus subfornecedores, com o objetivo de verificar a qualidade:

    • Do sistema de gestão de qualidade;
    • Do processo de fabricação do bem;
    • Do produto final;
    • Dos registros emitidos pelo organismo de inspeção.

    As auditorias da qualidade serão realizadas de acordo com o requisito geral de qualidade, com o requisito complementar de qualidade e com os requisitos técnicos contratuais, de acordo com as necessidades da Petrobras.

    Requisito geral de qualidade: Estabelece os requisitos mínimos da qualidade a serem atendidos no fornecimento de bens em compras diretas cujo cliente final seja a Petrobras.

    Requisitos complementares de qualidade: Os requisitos complementares de qualidade são específicos para determinadas famílias e definem exigências adicionais à inspeção de fabricação daquele bem. Eles devem ser solicitados no início do processo de auditoria de qualidade.

     

    Inspeção de fabricação

    Em determinados contratos, prevemos a inspeção das instalações de fornecedores e subfornecedores para verificar a conformidade dos equipamentos ou materiais fabricados. A inspeção visa checar se a fabricação está de acordo com os documentos anexos ao contrato firmado com a Petrobras.

    Nossa inspeção é realizada de acordo com o ABC da Inspeção de Fabricação e com o Requisito Geral de Inspeção de Fabricação, para todas aquisições de bens que requerem qualificação técnica.

    ABC da Inspeção: instrumento informativo que esclarece a atividade de inspeção de fabricação para os fornecedores de bens em complemento aos documentos contratuais, normativos e orientativos.

    Requisito geral de inspeção: estabelece os requisitos mínimos de inspeção de fabricação a serem atendidos em compras diretas ou indiretas cujo cliente final seja a Petrobras. O requisito geral de inspeção aplica-se a todas as compras de bens que requerem qualificação técnica.

    Requisito complementar de inspeção: os requisitos complementares de inspeção de fabricação são específicos para cada família e definem previamente as exigências contratuais relativas à inspeção de fabricação daquele bem.

    Em caso de dúvidas, contate-nos pelo e-mail qualidadedebens@petrobras.com.br.

    As atividades de verificação da conformidade na fabricação - sejam a auditoria da qualidade de bens ou a inspeção da fabricação - são estabelecidas nas condições do contrato de fornecimento. Nos casos onde está estabelecida a auditoria da qualidade de bens, fica sob responsabilidade do fornecedor a inspeção de fabricação, atendendo aos requisitos mínimos definidos nos novos anexos de qualidade.