Criado em 1963, o Cenpes é um dos maiores complexos de pesquisa aplicada do mundo
Áreas de atuação
Principais transformações lideradas pelo Cenpes
1960
Inovação para evoluir o refino e impulsionar o país
Ainda com sede na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, o nosso foco principal de atuação no Cenpes era a área de refino, pois nesse período o objetivo era fomentar a capacidade nacional de processamento e produção de combustíveis para abastecer o mercado interno.
1970
Tecnologias para transformar o segmento offshore
Inauguramos as instalações do Cenpes na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo período, a área de Exploração & Produção teve suas pesquisas intensificadas a partir da descoberta do campo de Garoupa, na costa do Rio de Janeiro, que marca o início da série de descobertas dos campos offshore da companhia na Bacia de Campos.
1980
Parcerias para viabilizar a produção em águas profundas
A Petrobras fez grandes descobertas em profundidades inéditas. Nesse período, não havia tecnologia comprovada no mundo para viabilizar a produção de petróleo em campos gigantes em profundidades próximas a mil metros. Diante de tal desafio, buscamos referências internacionais, desenvolvemos parcerias com fornecedores, atuamos em conjunto com universidades e centros de pesquisas e desenvolvemos tecnologias próprias.
Em 1986, foi criado o Programa Tecnológico de Capacitação em Águas Profundas (Procap) para gerar suporte tecnológico de Marlim e Albacora, nos possibilitando produzir em até mil metros de lâmina d'água.
1990
Tecnologias com impacto e reconhecimento mundiais
Em 1992, foi iniciada a segunda fase do Procap, com o Procap 2000, tendo como foco a produção de Marlim Sul e Roncador, este com 1.730 metros de lâmina d'água, considerado a maior jazida brasileira até então. O impacto positivo no segmento global das tecnologias que viabilizaram a produção nos campos de Marlim foi reconhecido, tendo a Petrobras recebido dois prêmios Offshore Technology Conference (OTC).
2000
Tecnologias pioneiras para produzir águas ultraprofundas
Iniciou-se uma nova fronteira exploratória de petróleo e gás na região do pré-sal com a descoberta do campo de Tupi. Mais uma vez, a Petrobras identificou uma grande oportunidade de crescimento, com importante mudança de patamar na indústria mundial. Também foi iniciada a terceira fase do Procap, o Procap 3000, que gerou suporte tecnológico à produção das fases ultraprofundas de Marlim Sul e Roncador.
2010
Foco intensificado em soluções ecoeficientes, para a Petrobras e o mercado
Nessa época, foi criado o Procap Visão Futuro, voltado para soluções que aumentem a eficiência e os resultados da produção em águas profundas e ultraprofundas. As instalações da Expansão do Cenpes foram inauguradas e se diferenciam por conceitos avançados de ecoeficiência.
1960
1970
1980
1990
2000
2010
Principais transformações lideradas pelo Cenpes
O Cenpes tem a missão de imaginar, criar e fazer hoje o futuro da Petrobras. Dessa maneira, possibilita a criação de tecnologias e processos pioneiros para todo o setor global. Conheça algumas dessas transformações.
Cooperação científica e inovação aberta
Resultados
Tour Virtual
Você pode se interessar por
Faça uma busca:
Sugestões de busca
Mais pesquisados
Preço dos combustíveis
Pré-Sal
Time Petrobras
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: