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Transparência é fundamental

Nossa Ouvidoria-Geral faz parte do sistema de integridade da Petrobras, contribuindo para o diálogo franco com a sociedade e para uma empresa mais justa, com um ambiente de segurança e confiança. Todas as manifestações são tratadas com autonomia, isenção, ética e confidencialidade.

Atendimentos Presenciais

Atendimentos presenciais na Ouvidoria podem ser agendados pelo telefone 0800 2828280.

Sobre a Ouvidoria-Geral

Saiba o que é a Ouvidoria, conheça outros canais onde você pode obter informações, quem é o nosso Ouvidor-Geral e nossos principais números e balanços.

O que é  a Ouvidoria

Atendimento

Ouvidor-Geral

Números e Balanços

Sobre a Ouvidoria-Geral

Criada em 2002 como assessoria da Presidência, em 2005 foi vinculada ao Conselho de Administração e incluída na estrutura organizacional da companhia.  Canal direto com a sociedade e instância para a defesa de direitos, a Ouvidoria recebe as denúncias, reclamações, solicitações de informações, sugestões e elogios dos diversos públicos da Petrobras e suas controladas, monitorando e acompanhando as providências adotadas. Nossos canais conferem ampla acessibilidade aos públicos interno e externo da Petrobras, independentemente de sexo, gênero, raça, cor, etnia, religião, ideologia, orientação sexual, condição econômica, social e cultural.
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A Ouvidoria é uma das estruturas de integridade da Petrobras. Assim, faz a gestão do canal de denúncia da companhia desde 2005, inicialmente para atendimento à Lei Sarbanes-Oxley. Em 2012, foi designada para efetivar a Lei de Acesso à Informação e monitorar o seu cumprimento na Petrobras. A área também é responsável por receber as demandas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados, as consultas e pedidos de autorização em atendimento à Lei de Conflito de Interesses e pelo registro dos Processos Administrativos de Responsabilização previstos pela Lei Anticorrupção.
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​​​​​​​Atuamos com autonomia, isenção e imparcialidade para cultivar diálogos francos e transparentes com todas as partes interessadas da Petrobras, reportando os tratamentos e providências à direção superior da companhia. Conferimos sigilo e confidencialidade às denúncias de ilegalidades ou irregularidades, repudiando qualquer forma de retaliação aos denunciantes.​​​​​​​ ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Todas as informações relacionadas às denúncias são abertas apenas e tão somente na base do estritamente necessário às investigações e providências corporativas.

Quando procurar a Ouvidoria-Geral

A Ouvidoria –Geral recebe qualquer manifestação relacionada a atuação da Petrobras, resolvendo eventuais divergências na esfera administrativa, tais como:  
  • Gestão abusiva, ofensa e discriminação
  • Favorecimento e irregularidades em processos de contratação e execução contratual
  • Incidentes de segurança corporativa referentes a segurança nas instalações, roubo e furto.
  • Irregularidades ligadas à Gestão de Pessoas
  • Saúde, Normas e Procedimentos e Segurança Operacional

Conheça outros canais

Negócios
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O nosso compromisso com a privacidade visa garantir a proteção dos dados pessoais e segurança das informações, em conformidade com as legislações vigentes. Para conhecer como tratamos as informações e dados pessoais de nossos públicos acesse nosso Aviso de Privacidade.

Contratos
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O Ouvidor-Geral

O Ouvidor-Geral da Petrobras é designado pelo nosso Conselho de Administração para um mandato de três anos, que admite uma única recondução ao cargo, por igual período. Desde 2012, a partir da vigência da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI), o titular da Ouvidoria-Geral atua como autoridade responsável pelo monitoramento desta lei no âmbito da Petrobras.​​​​​​​​​​​​       ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​                ​​​​​​​
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Henrique Ximenes é advogado da Petrobras desde 2010. Bacharel em Direito pela UFRJ, possui Especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral – FDC, Pós-graduação em Direito Público pela UNIDERP, MBA em Direito Empresarial pela FGV-RJ e certificação do Harvard Manage Mentor Program. Foi Assistente do Ouvidor-Geral da Transpetro, Coordenador de atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e Gerente de Transparência, Informações e Dados Pessoais.
 
Os compromissos públicos do Ouvidor Geral da Petrobras estão publicados na agenda de autoridades do Portal da Transparência.

Números recentes e balanços

Ao receber as manifestações e encaminhá-las às áreas da companhia para tratamento, a Ouvidoria-Geral colabora com a detecção e a correção de eventuais distorções ou não-conformidades. Conheça nossos números mais recentes de manifestações que recebemos.

​​​​​​​​​​​​Manifestações protocoladas:
Tabela de Informações
Tipo Dezembro 2023 Acumulado 2023
Demandas 434 5.353
Demandas LAI 338 4.151
Denúncias 379 3.692

Balanços

Veja abaixo os Balanços Anuais da nossa Ouvidoria-Geral

Outros documentos

Outros documentos da Ouvidoria-Geral

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