Confira algumas conquistas
- Somos a empresa brasileira com maior portfólio de patentes ativas: mais 1.200 no país e no exterior.
- Também somos a empresa brasileira com maior número de depósitos de pedidos de patentes em um único ano junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): foram 142 pedidos em 2023!
A maioria dos projetos patenteados nos últimos anos foi desenvolvida para atender a demandas de exploração e produção, refino, gás e energia, renováveis e projetos de desenvolvimento sustentável, como descarbonização e redução de emissões. E a evolução não para: até 2028, nossa empresa investirá US$ 3,6 bi em inovações tecnológicas.
Invenções da Petrobras que você provavelmente não conhecia
Você já ouviu falar de upcycling? O processo consiste em criar novos produtos a partir da reutilização de um material, e é uma solução eficiente para viabilizar inovações tecnológicas de maneira mais sustentável.
E fomos pioneiros em adotar esse conceito para criar novos insumos para nossa indústria! Utilizando uma tecnologia inédita, conseguimos produzir enzimas capazes de degradar o componente das garrafas PET em até 30 dias, sob pressão e temperatura ambientes.
Com isso, transformamos o polímero das garrafas em matéria-prima para a indústria petroquímica e geramos importantes ganhos ambientais — em situações normais, as embalagens PET levam centenas de anos para se degradar na natureza!
Para inovar, é preciso enxergar além. Nesse caso, enxergar além da matéria existente, a mais de 7 mil metros de profundidade. Isso é feito com apoio da tecnologia sísmica 4D, que nos permite criar modelos 3D de reservatórios combinados à nova dimensão: o tempo. O processo compara duas imagens obtidas em momentos diferentes para identificar e monitorar, por exemplo, as movimentações de reservas de óleo e gás.
A sísmica 4D inicia com um navio que emite um infrassom em direção ao fundo do oceano. Ao chegar lá, parte das ondas irá refletir e voltar aos sensores posicionados no solo marinho, enquanto as demais atravessam em direção a camadas mais profundas. Isso nos possibilita calcular a profundidade, a altura, o comprimento e a provável formação do reservatório.
Mais um feito inédito no mundo da Petrobras: desenvolver e aplicar um processo físico disponível para separar a água do óleo de petróleo, e então obter sua composição.
Com essa invenção, descobrimos a composição de águas do pré-sal que nunca haviam sido analisadas, o que nos permite prever problemas relacionados à incrustação nesses óleos e viabilizar estudos de interação rocha-fluidos. Quer conhecer mais inovações como esta?
Algumas invenções da Petrobras em parceria com outras empresas
Conheça mais sobre o licenciamento de nossas tecnologias
Você pode se interessar por
Faça uma busca:
Sugestões de busca
Mais pesquisados
Preço dos combustíveis
Pré-Sal
Time Petrobras
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: