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Porto Engenheiro Zephyrino Lavanère Machado Filho – Base de Apoio Offshore de Macaé

Base de Apoio Offshore de Macaé (BMAC) é o único porto próprio da Petrobras para atendimento à logística de suporte à rotina e aos projetos especializados de ancoragem das plataformas de toda companhia. 

Histórico

Em 2012, por ocasião dos 35 anos de produção da Bacia de Campos, a Petrobras homenageou o engenheiro Zephyrino Lavenère Machado Filho, batizando o antes chamado Porto de Imbetiba como Porto Engenheiro Zephyrino Lavenère Machado Filho. O engenheiro foi coordenador da equipe que extraiu o primeiro óleo comercial da Bacia de Campos e participou ativamente da evolução e desenvolvimento da engenharia submarina, que viabilizou a produção de petróleo em águas profundas.

Construído no final da década de 1970, o porto operou até 2018 na logística de suprimentos às demandas de cargas gerais, diesel, água, graneis líquidos e sólidos, das Unidades de Exploração e Produção que operam na Bacia de Campos. Em 2016, atendendo nova legislação, assinamos o Contrato de Adesão TUP (Terminal de Uso Privativo) com a ANTAQ, N° 111/2016, vigente até a presente data.
A partir de 2018, com a transferência dos atendimentos das Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Campos e Espírito Santo para o Porto do Açu, por ser logisticamente mais adequado, a Petrobras iniciou várias obras de infraestruturas em BMAC, como aprofundamento dos canais de acesso marítimo, adequações nas estruturas de atracações, entre outras, de modo a transformá-lo em um porto de operações especiais, com a finalidade de atender às demandas da Engenharia Submarina de Ancoragem, além de outros serviços especiais como Operação de Terminais Oceânicos (OPTO). Também foi contratado novo operador portuário, com perfil dimensionado para atender às demandas da ancoragem, que chega a movimentar torpedos de até 120 toneladas e correntes de ancoragem ainda maiores. A partir de janeiro de 2021, as operações de ancoragem foram totalmente transferidas para BMAC.

O Porto Engenheiro Zephyrino Lavanère Machado Filho está situado no município de Macaé, a 182 km da capital no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. A área faz divisa com as cidades de Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu, ao Norte; Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, ao Sul; Trajano de Moraes e Nova Friburgo, a Oeste; e com o Oceano Atlântico, a Leste.

Origem

Acessos

Cais e Píer

Contato

Briefing

Origem

Terminal de Imbetiba

A utilização da enseada de Imbetiba para movimentação de cargas data de 1872, mesmo período em que começou a construção do canal Campos-Macaé. Na época, o local foi uma alternativa para o escoamento da produção agrícola da região, antes feita exclusivamente por São João da Barra. No início do século XX, com a conclusão da estrada férrea, que interligava Macaé à cidade de Niterói, o porto, que teve seu apogeu no fim do século anterior, entra em decadência, deixando de ser o centro da economia local.

Em meados dos anos 1970, com a descoberta das reservas de óleo e gás na Bacia de Campos, a Petrobras vislumbra o potencial do porto para as operações da companhia na região e adquire a área. No final da década de 1970, começa a construção do que viria a se tornar a Base Imbetiba e seu terminal marítimo.

Acessos

​​​​​​​​Rodoviário: BR 101 e Rodovia Amaral Peixoto

O acesso ao porto também pode ser realizado por Rio Dourado, Rio das Ostras ou Macaé.

Ferroviário: Não há
 

Marítimo: Baía de Imbetiba / Macaé

Imagem do Card

Cais e Píer

Porto Engenheiro Zephyrino Lavanère Machado Filho é constituído por 3 (três) píeres com as seguintes características:

  • Extensão: 90 m por píer;
  • Largura: 15 m;
  • Profundidade: 9 m;
  • Número de berço por píer: 2 (dois) para embarcações de no máximo 121 m (cento e vinte e um metros) de comprimento.

Fundeadouros

Área Alfa: utilizada principalmente pelas embarcações contratadas pela Petrobras com calado máximo de 5 (cinco) metros, limitada pelo polígono formado pelos pontos de coordenadas:

  • Lat. 22º 21' 54'' e Long 41º 45' 30'' W
  • Lat. 22º 21' 54'' e Long 41º 44' 30'' W
  • Lat. 22º 21' 48'' e Long 41º 44' 30'' W
  • Lat. 22º 22' 48'' e Long 41º 45' 30'' W

Área Bravo: utilizada principalmente pelas embarcações contratadas pela Petrobras com calado entre 5 (cinco) metros e 8 (oito) metros, limitada pelo polígono formado pelos pontos de coordenadas:

  • Lat. 22º 23' 42'' e Long 41º 43' 31.2'' W
  • Lat. 22º 24' 18'' e Long 41º 42' 48'' W
  • Lat. 22º 24' 50'' e Long 41º 44' 42'' W
  • Lat. 22º 24' 14'' e Long 41º 44' 00'' W

Área Charlie: para navios de calado superior a 8 (oito) metros e para ancoragem de plataformas, limitada pelo polígono formado pelos pontos de coordenadas:

  • Lat. 22º 26’ 00’’s e Long. 41º 42’ 00’ ’W
  • Lat. 22º 26’ 48’’s e Long. 41º 41’ 12’’ W
  • Lat. 22º 28’ 10’’s e Long. 41º 43’ 15’’ W
  • Lat. 22º 27’ 30’’s e Long. 41º 44’ 00’’ W

Equipamentos

Equipamentos para movimentação de cargas:

  • 01 Guindaste com capacidade de 75 t;
  • 01 Guindaste com capacidade de 150 t;
  • 01 Guindaste com capacidade de 100 t;
  • 01 Guindaste com capacidade de 200 t;
  • 01 Empilhadeira com capacidade de 20 t;
  • Área de Embalagem e Contei01 Empilhadeira com capacidade de 12 t;
  • 04 Empilhadeiras com capacidade de 10 t;
  • 01 Empilhadeira com capacidade de 3 t;
  • 05 Semirreboques de 28 t;
  • 01 Semirreboque de 60 t;
  • 01 Semirreboque de 100 t;
  • 01 Caminhão truck de 16 t;
  • 05 Cavalos mecânicos com carreta tipo prancha alta de 30 t;
  • 02 Cavalos mecânicos com carreta tipo prancha alta de 63 t;
  • 01 Bote de alumínio com motor.

Canal de Acesso Sul

  • Comprimento: 960 m
  • Largura: 190 m
  • Profundidade máxima: 8 m

Canal de Acesso Norte

  • Comprimento: 96 0m
  • Largura: 190 m
  • Profundidade máxima: 9 m

Boias (quantidades)

Duas boias luminosas, a saber:
  • Boia luminosa IMBETIBA N.º 1 - NRORD 2180
  • Boia luminosa IMBETIBA N.º 3 - NRORD 2184
  • Farolete Imbetiba - NRORD 2188
Tabela de Informações
Número de ordem Nome Cor Latitude Longitude
NRORD 2178  Imbetiba nº 1 E 22 22,74' S 41 45,18' W
NRORD 2179 Imbetiba nº2 V 22 22,85' S 41 45,17’ W
NRORD 2179.01 Imbetiba nº3 E 22 22,80' S 41 45,61’ W
NRORD 2179.02 Imbetiba nº4 V 22 22,90’ S 41 45,59’ W
NRORD 2180 Imbetiba nº5 E 22 22,87’ S 41 46,06’ W
NRORD 2187 Base de Imbetiba R(9)B 22 22,96’ S 41 45,86’ W
NRORD 2184 Imbetiba nº7 E 22 22,95’ S 41 46,11’ W
NRORD 2186 Imbetiba nº09 E 22 23,06’ S 41 46,18’ W
NRORD 2186.02 Imbetiba Sul nº1 E 22 23,30’ S 41 45,51’ W
NRORD 2186.03 Imbetiba Sul nº2 V 22 23,37’ S 41 45,60’ W
NRORD 2186.04 Imbetiba Sul nº3 E 22 23,11’ S 41 45,71’ W
NRORD 2186.05 Imbetiba Sul nº4 V 22 23,19’ S 41 45,79’ W
NRORD 2188 / G 0348.5 Imbetiba (Molhe) V 22 23,01’ S 41 45,99’ W

Principais mercadorias

  • Contêineres não padronizados;
  • Tubos;
  • Granéis líquidos (Água, Óleo Diesel, Fluidos de Perfuração / Completação);
  • Amarras;
  • Torpedos.

Capacidade

  • Estação de Tratamento de Água: 6.000 m3
  • Óleo Diesel Marítimo: 4.500 m3

Bacia de evolução

  • Dimensões: 4,0 km2
  • Profundidade máxima: 9 m

Instalações administrativas e de armazenagem

  • Pátios de Pré-embarque: 7.037 m2
  • Pátios de Desembarque: 7.040 m2
  • Pátio para Estacionamento de Veículos: 700 m2
  • Área da Balança: 125 m2
  • Galpão de Materiais de Combate à Poluição: 50 m2
  • Área de Embalagem e Conteinerização: 675 m2

Contato

Canal de Comunicação via Rádio
(para embarcações)
  •  Comunicação com o píer: Canal 14
  • Comunicação geral: Canal 8
  •  
Telefones
Para Emergências:
​​​​​​​(22) 3377-4725 (Delta)

Para demais assuntos:
SAC Petrobras
​​​​​​​0800 728 9001
Horário de Funcionamento
O Porto funciona 24 horas, todos os dias.
Agendamento

O agendamento de entrega e/ou retirada de cargas da Base Portuária de Imbetiba deverá ser feito pelo preenchimento deste formulário.

Após o preenchimento, sua solicitação será analisada e você receberá um e-mail de confirmação do agendamento com uma senha. Esse documento deverá ser apresentado, na portaria de Cargas da Petrobras, bem como em nosso setor de Triagem, juntamente com as demais documentações da carga.

Os agendamentos deverão ser realizados com, no mínimo, 12h de antecedência. A tolerância de atraso das carretas será considerada de até 30 minutos após o horário agendado. Carretas com atraso não serão atendidas, e deverá ser gerado um novo agendamento para o próximo horário disponível.  

Para dúvidas e esclarecimentos, entre em contato com os seguintes canais:

  • E-mail: alfa1@petrobras.com.br.
  • ​​​​​​Telefone externo: (22) 3377-5488.
  • Telefone interno: 767-5488.
Porto sem Papel

Todas as embarcações para realizarem operações na Base de Apoio Offshore de Macaé deverão ter seu cadastro atualizado no Porto sem Papel e seu DUV (documento único virtual) regularizado. Solicite seu cadastro no Porto sem Papel pelo e-mail: gepo1.pmac@petrobras.com.br.

Briefing de segurança

Para acesso ao Porto, assista ao briefing de segurança abaixo:

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