O Índice de Desempenho do Fornecedor (IDF) é um indicador que representa o desempenho do fornecedor na prestação de serviços e fornecimento de bens à Petrobras.
O IDF é uma média móvel de todas as avaliações de desempenho, ponderadas pelo valor das avaliações, que se recalcula diariamente. A escala do IDF varia entre 1 (Péssimo) e 6 (Excelente), e possui três formas de apresentação:
IDF Global - O IDF Global exibe o resultado de todas as avaliações do fornecedor, dos últimos 12 meses.
IDF Família - O IDF Família exibe o resultado de todas as avaliações do fornecedor, dos últimos 12 meses, em uma família de fornecimento.
IDF Contrato - O IDF do Contrato exibe o resultado de todas as avaliações do fornecedor em um contrato, não limitado a período de tempo.
Para consultar seu IDF, o fornecedor pode acessar o Painel de Colaboração (Cadastro na Petrobras > Resultados da Avaliação > Painel de Colaboração).
Cada avaliação do IDF, e suas formas de apresentação, medem o desempenho em até quatro macrocritérios: Prazo, Qualidade, Gestão e SMS. Os macrocritérios podem ter pesos diferentes na composição da nota da avaliação.
O questionário de SMS passou por uma revisão, contemplando agora novos critérios com o intuito de tornar ainda mais objetiva e transparente a avaliação da conformidade dos nossos fornecedores com as diretrizes de SMS da Petrobras.
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Existem seis tipos de avaliações de desempenho, consideradas no cálculo do IDF, que funcionam da seguinte forma:
Avaliação Periódica de Contrato de Serviço – Contratos de prestação de serviços são periodicamente medidos pela gestão contratual através das FRS (Folha de Registro de Serviço). Após a emissão de uma FRS, uma avaliação periódica de contrato de serviço é criada.
A avaliação se dá através de um questionário com perguntas e opções de respostas padronizados respondido pela gestão contratual. Os pesos e notas atribuídas às respostas também são padronizados, não permitindo que o avaliador escolha uma nota. As avaliações abrangem os macrocritérios de Prazo, Qualidade, Gestão e, a depender do contrato, SMS (Segurança, Meio ambiente e Saúde). O valor para ponderação da avaliação corresponde ao valor da FRS.
Avaliação de Pedido Spot de Serviços - Após a criação de um Pedido de serviço Spot, ou seja, sem referência a um contrato, uma avaliação de pedido spot de serviços é criada.
A avaliação se dá através de um questionário com perguntas e opções de respostas padronizados respondido pelo gerente do pedido. Os pesos e notas atribuídas às respostas também são padronizados, não permitindo que o avaliador escolha uma nota. As avaliações abrangem os macrocritérios de Prazo, Qualidade e Gestão. O valor para ponderação da avaliação corresponde ao valor do item do pedido no momento da aprovação da avaliação.
Avaliação de Entrada de Mercadoria - A cada Entrada de Mercadoria na Petrobras, uma avaliação IDF por Entrada de Mercadoria será criada. Essa avaliação possuirá uma nota nos macrocritérios Prazo e Qualidade, e um valor equivalente ao valor dos produtos entregues. A nota atribuída no macrocritério prazo é atribuída conforme o percentual de atraso na entrega.
Avaliação de Cancelamento de Item - Quando há demora excessiva em uma entrega ou o fornecedor desiste do fornecimento de um item de contrato ou pedido, a gestão contratual da Petrobras pode cancelar um item de pedido/contrato e atribuir, se for o caso, a responsabilidade ao fornecedor. Quando do cancelamento de um item de um pedido ou de um contrato realizado por responsabilidade do Fornecedor, uma avaliação IDF por cancelamento de item será criada. A referida avaliação possuirá nota no macrocritério Prazo e o valor para ponderação da avaliação corresponde ao valor do item do pedido ou contrato.
Avaliações por nota QM - As avaliações por Nota de Qualidade do Material (Nota QM) refletem, na nota de avaliação do fornecedor, fatos identificados pela gestão contratual posteriormente ao recebimento da mercadoria ou prestação de serviço. Cada fato possui uma nota IDF própria e afetará apenas um macrocritério, a depender da característica da nota QM. O valor para ponderação corresponde ao valor do item do pedido.
Avaliações por BAD – Os contratos ainda vigentes, com data de início anterior à adoção do IDF (24/10/2016) ainda são avaliados pelo sistema BAD (Boletim de Avaliação de Desempenho), para serem posteriormente convertidos em IDF. Cada BAD emitido gera uma avaliação IDF, proveniente da conversão linear da nota BAD, sem discriminação por macrocritério. O valor para ponderação da avaliação corresponde ao valor dos serviços medidos compreendidos pelo período do BAD.
Para consultar o detalhamento de uma avaliação, acesse Cadastro na Petrobras > Resultados da Avaliação > Notas IDF, e clique no ID Avaliação correspondente. Para dúvidas em relação a alguma avaliação específica, entrar em contrato com o gerente do contrato ou pedido em questão.
Para efeitos de ponderação entre avaliações, todos os valores são convertidos para Reais (BRL) no momento da criação da nota.