Petrobras. Canal Fornecedor Inglês

O funcionamento
de um contrato

Pessoa assinando documentos.

Conheça os principais aspectos da gestão de um contrato.

Pessoa assinando documentos.

Avaliação de desempenho de fornecedores

Avaliamos periodicamente o desempenho dos nossos fornecedores nos contratos de fornecimento de bens e prestação de serviços. São analisados os critérios Qualidade, Prazo, Gestão e SMS para mensurar a performance empreendida nas entregas dos itens contratados.

Índice de Desempenho de Fornecedores

Usamos o Índice de Desempenho de Fornecedor (IDF) para medir a performance das empresas em relação ao fornecimento de bens e prestação de serviços em contratos que entraram em vigor a partir de 24 de outubro de 2016.

Cada fornecedor é classificado com uma nota IDF global que varia de 1 (péssimo) a 6 (excelente), e reflete a média das notas de cada bem fornecido ou serviço prestado nos últimos 12 meses.

As notas IDF são atribuídas por entregas, por famílias e pela nota global do fornecedor. Todas elas podem ser consultadas no Portal Petronect.

  • IDF de serviços: avaliação por meio de questionários padronizados. Analisamos prazo, qualidade, gestão e SMS.
  • IDF de bens: avaliação da entrega. Analisamos qualidade e prazo.

No caso de contratos de prestação de serviços assinados antes de 24 de outubro de 2016, as notas do Boletim de Avaliação de Desempenho (BAD), em uma escala de 0 a 100, são convertidas em notas IDF.

Sistema de consequências

Aplicamos as seguintes medidas de consequências aos fornecedores que são previstas no nosso Sistema de Consequência, em atendimento à legislação vigente:

  • Sanções Administrativas: advertência, suspensão, multa administrativa e proibição de participar de licitação e de contratar com o Sistema Petrobras.
  • Impedimento de participação em processos de contratação e assinatura de contrato: pode ocorrer por motivo de sanções aplicadas pela Petrobras; sanções do Portal da Transparência aplicáveis à Petrobras; alto Grau de Risco de Integridade (GRI); baixa do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) na Secretaria da Receita Federal; e bloqueios cautelares.
  • Inabilitação em Licitação: as avaliações de desempenho podem ser utilizadas como exigência de habilitação dos fornecedores em processos de contratação. Fornecedores com baixo IDF podem ser inabilitados em licitações públicas sob o argumento de qualidade técnica insatisfatória.
  • Desqualificação no Cadastro: o registro cadastral do fornecedor e o status das suas famílias de bens e serviços poderá ser objeto de revisão por motivo de Baixo Desempenho, resultando na desqualificação técnica (cancelamento) de famílias que eventualmente pode ser revertida. Para isso, o fornecedor deve informar justificativas e um plano de ação na seção de Fale Conosco do Portal Petronect, sujeito a análise.

Reconhecimento de fornecedores

Reconhecemos anualmente os fornecedores que se destacam por sua participação relevante na entrega de bens e serviços com geração de valor, fazendo a diferença em relação ao desempenho em prazo, qualidade, gestão, SMS, conformidade e integridade.

Nosso objetivo é estimular o empenho em busca da excelência e fortalecer o espírito de colaboração e parceria, em alinhamento com as normas e expectativas da companhia.