Avaliamos cada fornecedor de acordo com critérios. Estes são determinados conforme o tipo de fornecimento e famílias informadas na etapa de Identificação da empresa.
Critério legal
Critério legal
Visa verificar a regularidade no cumprimento das obrigações junto aos órgãos do governo através da avaliação de alguns documentos que toda empresa legalmente constituída em seu país de origem possui.
Os documentos apresentados devem estar válidos no momento do envio do questionário.
Critério econômico
Critério econômico
Tem por objetivo levantar indicadores contábeis, objetivando oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômico-financeira do fornecedor.
Os indicadores contábeis considerados são:
Liquidez Corrente
Liquidez Geral
Solvência Geral
Alavancagem
Patrimônio Líquido
Os documentos apresentados pelos fornecedores nacionais devem ser assinados pelo representante legal da empresa e o contador.
Critério técnico
Critério técnico
Visa analisar a capacidade da empresa para a produção de bens e/ou prestação de serviços, avaliando a tradição e o desempenho do fornecimento. As exigências variam de acordo com o escopo da família pretendida.
Caso a empresa já tenha fornecido para a Petrobras, o número do contrato de serviço prestado ou do pedido de compra do bem entregue é suficiente para comprovação da tradição do desempenho de fornecimento.
Critério técnico-SMS
Critério técnico-SMS
Tem por objetivo verificar o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO), de acordo com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e com a norma ISO 14001, das empresas prestadoras de serviço.
Inclusão de novas exigências de SMS na habilitação e na avaliação de desempenho dos fornecedores:
Foi estabelecida a obrigatoriedade da certificação na norma ISO 45.001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional - SGSSO) como requisito obrigatório para a etapa de habilitação de empresas que vierem a participar de licitações nas quais os objetos contratuais estejam correlacionados com famílias de serviços que possuam histórico de acidentes graves ou fatais.
Clique aqui e conheça todos os detalhes do processo.
Os fornecedores que representarem a certificação ISO 14001 ficarão isentos das demais exigências do SGA.
Os fornecedores que apresentarem a certificação ISO 45001 ficarão isentos das demais exigências do SGSSO.
Critério Linha de Fornecimento (LFO)
Critério Linha de Fornecimento (LFO)
Critério auto declaratório, onde deverá ser informado o detalhamento de cada família na qual a empresa deseja se cadastrar.
Uma vez que a empresa se declare de acordo com as exigências das famílias, poderá ser atribuído à mesma o status cadastral “D – Declaração de Interesse”. Esse status será mantido até que o fornecedor seja submetido à avaliação, durante a etapa de habilitação ocorrida no processo de contratação.
Critério revenda/distribuição
Critério revenda/distribuição
Visa vincular os dados do fabricante ao revendedor/distribuidor, sem necessidade de envio de documentação adicional.
Além da aprovação nos critérios legal e econômico, o fornecedor só ficará apto a revender se o fabricante informado estiver devidamente qualificado na família pretendida.
Critério integridade
Critério integridade
Avaliação da informações sobre reputação, idoneidade e práticas de combate à corrupção de acordo com o preenchimento do questionário de Due Diligence de Integridade (DDI).
Acesse a seção sobre Compliance para conhecer melhor o DDI.
Conteúdo relacionado
Cadastro de fornecedores
O Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços reúne as empresas nacionais e estrangeiras interessadas em participar dos nossos processos de contratação.
Fazemos uso de um procedimento auxiliar conhecido como pré-qualificação antes de iniciar o processo de contratação nos casos em que o objeto da licitação necessita de uma análise técnica mais detalhada.