Monitoramento de Fornecedores
Segmentação de Categorias
Os critérios do nível de criticidade da categoria abrangem o nível de concentração econômica do mercado, dificuldades de abastecimento contínuo, mercado majoritariamente internacional, nível de concorrência, riscos de segurança, saúde e meio ambiente (SMS), riscos de conformidade, as ocorrências de violações de questões contratuais ou regulatórias, impactos operacionais, canais de distribuição e impossibilidade de estoque, nível de inovação da indústria.
Identificação de Fornecedores Críticos
Periodicamente, os fornecedores são categorizados através de uma análise ABC: Fornecedores do grupo A são aqueles que representam 80% de gastos; Fornecedores do grupo B são aqueles representam 10% dos gastos, entre 80 e 90%; Fornecedores do grupo C são os demais fornecedores.
Para o cálculo, é considerado o dispêndio do ano anterior ao ano de referência, podendo ser adicionados fornecedores através de outros critérios, como: a) Saldo de contratos vigentes; b) Relevância no dispêndio das famílias que atua; c) Análise subjetiva das áreas que atuam na gestão de categoria.
Desta forma, serão considerados fornecedores críticos aqueles incluídos no grupo A da análise ABC do dispêndio ou que forem adicionados através de outros critérios na data de análise.
Identificação de Fornecedores Significativos
Avaliação e Monitoramento de Mercado
A Petrobras possui diversos sistemas de avaliação que atuam de forma complementar para avaliar a sua base de fornecedores de forma proativa e reativa, destacam-se:
Critérios de avaliação cadastral – Os critérios Legal, Econômico, Técnico, Técnico-SMS são determinados conforme o tipo de fornecimento e famílias informadas pelo fornecedor que deseja se cadastrar na Petrobras;
Avaliação de Integridade – Avaliações de informações sobre reputação, idoneidade e práticas de combate à corrupção de acordo com o preenchimento do questionário de Due Diligence de Integridade (DDI);
Pré-Qualificação – Procedimento auxiliar para licitações cujo objeto de contratação exige uma análise técnica mais detalhada;
Avaliação de Desempenho - O desempenho dos fornecedores da Petrobras é avaliado periodicamente nos contratos de fornecimento de bens e prestação de serviços;
Auditoria de Qualidade - Os sistemas da qualidade de nossos fornecedores são avaliados visando garantir o suprimento de bens para a Petrobras, em conformidade com os requisitos técnicos contratuais.
Processo de Tratamento de Divergência – O fornecedor é convidado a analisar, em conjunto com a Petrobras, a divergência ocorrida. Após a análise cabe ao fornecedor corrigir as falhas apresentadas, identificar a causa raiz da divergência, eliminá-la e propor ações corretivas
Comissão para Análise de Aplicação de Sanções – Constituída nas situações em que um fornecedor pratique atos ilícitos ou atos que causem ou tenham potencial de causar prejuízos à Petrobras;
Gestão de Contratos – Acompanhamento e verificação do cumprimento das obrigações das partes, com o objetivo de assegurar que as atividades sejam executadas de acordo com o estipulado no contrato.
Adicionalmente, realizamos o monitoramento ativo do mercado fornecedor por meio da utilização de bases de dados externas. De forma conjunta, estas fontes de dados proveem informações financeiras, ratings de crédito, estrutura societária, sanções nacionais e internacionais, aspectos ambientais, sociais e de governança, e monitoramento de mídias de nossos fornecedores. A utilização destas ferramentas proporciona uma análise mais abrangente e estratégica junto ao mercado fornecedor, possibilitando um relacionamento mais próximo com o mesmo e a mitigação de riscos de fornecimento.
As informações externas e internas são consolidadas em painéis internos que permitem acompanhar e avaliar o fornecedor, possibilitando a utilização destas informações nos diversos processos que envolvem o contato com o mercado fornecedor, como a gestão de categorias, contratação, negociação, gestão contratual, gestão de eventos para o mercado fornecedor, entre outros.
Dimensões ASG
Na nossa cadeia de suprimentos, acompanhamentos diversos aspectos relacionados às dimensões ASG (Ambiental, Social, Governança), que se refletem em nossos processos, especialmente naqueles que possuem maior relevância para os negócios. Estes aspectos são abordados em várias dimensões, onde destacamos a avaliação de integridade, na avaliação de desempenho, na gestão de contratos e na Comissão para Análise de Aplicação de Sanções, conforme detalhados anteriormente.
Destacamos, ainda, que interagimos com a nossa base de fornecedores através de questionários atrelados a emissões de gases do efeito estufa, recurso hídricos e direitos humanos.
Por fim, realizamos monitoramento de mídias constante de modo a identificar riscos potenciais de ASG que possam impactar nossas operações ou nossa cadeia de suprimentos de modo a prevenir e mitigar os riscos subsequentes.
Conteúdo relacionado:
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: