Petrobras. Canal Fornecedor
  • Português
  • English
  • O funcionamento
    de um contrato

    Pessoa assinando documentos.

    Conheça os principais aspectos da gestão de um contrato.

    Pessoa assinando documentos.

    Consulta a tributos retidos

    Há três sistemas disponíveis para consulta dos comprovantes dos tributos que foram retidos em nosso contratos: recibo de retenção do Imposto Sobre Serviço de qualquer natureza (ISS), Informe de Rendimento dos Tributos Federais Retidos e Guia da Previdência Social (GPS).

    Recibo de retenção do ISS

    Nossos fornecedores de serviços, tanto da Petrobras quanto das suas subsidiárias, podem consultar os recibos de retenção do ISS no sistema Wiss. A periodicidade de disponibilização dos recibos é mensal, devido à apuração tributária do ISS que foi retido. É emitido um recibo para cada nota fiscal protocolada pelo prestador de serviço.

    Para ter acesso ao Wiss, os fornecedores devem ter o e-mail cadastrado na nossa base de dados, para onde será enviada a senha de acesso. Aqueles que ainda não tiverem cadastrado o e-mail devem entrar em contato com o fiscal do contrato.

    Antes de acessar o Wiss e com a senha em mãos, é necessário atualizar o cadastro para habilitar o acesso ao sistema, o que pode ser feito clicando aqui. O login é realizado com o CNPJ/CPF do fornecedor (campo "chave"), um CPF para registro de quem realizou a alteração (campo "documento de identificação") e a senha que enviamos por e-mail.

    Somente após a atualização do cadastro será possível acessar o Wiss e gerar os recibos do ISS.

    Informe de rendimentos

    Os tributos federais retidos no pagamento aos fornecedores de bens e serviços são relatados no informe de rendimentos, conforme orienta a Instrução Normativa 1215/2011, da Receita Federal do Brasil.

    O documento detalha as retenções dos tributos: Imposto de Renda (IR), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Os informes são emitidos por CNPJ e agrupam as retenções que ocorreram durante todo o ano, organizadas por códigos de Receita.

    A periodicidade de emissão do documento é anual e realizada no mesmo período em que transmitimos a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf).

    Para ter acesso ao comprovante de rendimentos, os fornecedores devem ter o e-mail cadastrado na nossa base de dados, para onde será enviada a senha de acesso. Aqueles que ainda não tiverem cadastrado o e-mail devem entrar em contato com o fiscal do contrato.

    Guia da previdência social

    A cada mês disponibilizamos a Guia da Previdência Social (GPS), que comprova o recolhimento da contribuição previdenciária retida dos fornecedores, conforme orienta a Instrução Normativa 971/2009.

    É emitida um GPS para cada nota fiscal protocolada pelo prestador de serviço. Essas guias podem ser consultadas no sistema WGPS.

    Para ter acesso ao sistema, os fornecedores devem ter o e-mail cadastrado na nossa base de dados, para onde será enviada a senha de acesso. Aqueles que ainda não tiverem o e-mail cadastrado devem entrar em contato com o fiscal do contrato.

    Em caso de dúvidas sobre o acesso ou sobre as ferramentas, o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) está preparado para auxiliar os fornecedores, no número 0800 7289001, opção 3 (Finanças).